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Saúde e Alimentação Saudável

O QUE É SER SAUDÁVEL?

Acreditamos que uma vida saudável precisa de equilíbrio. É importante viver de forma saudável e nutritiva, mas sem deixar de aproveitar os momentos e viver as experiências.

Saúde e momentos gostosos, não só podem como devem andar juntos! Diferente do que muitos acreditam, ser saudável está longe de se privar de pequenos prazeres ou fazer dietas extremamente restritas. Para nós, saudável mesmo é cuidar de si por inteiro, de corpo e mente. Isto é, só é possível ser saudável e feliz ao mesmo tempo quando somos nós mesmos e estamos em busca da nossa melhor versão.

Uma vida saudável é baseada em alguns pilares que, quando adequados às individualidades e necessidades de cada corpo, promovem saúde. Estão eles: alimentação, prática de atividades físicas e qualidade do sono.

O QUE É SER SAUDÁVEL?

Acreditamos que uma vida saudável precisa de equilíbrio. É importante viver de forma saudável e nutritiva, mas sem deixar de aproveitar os momentos e viver as experiências.

Saúde e momentos gostosos, não só podem como devem andar juntos! Diferente do que muitos acreditam, ser saudável está longe de se privar de pequenos prazeres ou fazer dietas extremamente restritas. Para nós, saudável mesmo é cuidar de si por inteiro, de corpo e mente. Isto é, só é possível ser saudável e feliz ao mesmo tempo quando somos nós mesmos e estamos em busca da nossa melhor versão.

Uma vida saudável é baseada em alguns pilares que, quando adequados às individualidades e necessidades de cada corpo, promovem saúde. Estão eles: alimentação, prática de atividades físicas e qualidade do sono.

Veja alguns exemplos:

  • Melhora na imunidade
  • Perda de gordura
  • Ganho de massa muscular
  • Melhora na disposição e humor
  • Melhora no desempenho cognitivo
  • Auxilia na melhora do desempenho físico

Cada alimento possui uma gama específica de nutrientes que são essenciais para o funcionamento do corpo.
Os nutrientes são divididos em dois grandes grupos: macronutrientes e micronutrientes.

MACRONUTRIENTES: PARA QUE SERVEM.

São os nutrientes que precisamos em maior quantidade. Estes, nos fornecem energia e possibilitam que nosso organismo funcione em sua melhor capacidade. São divididos nos seguintes grupos:

- Carboidratos

Principal fonte de energia para o funcionamento do corpo, liberada de maneira rápida e eficiente. São encontrados em pães, frutas, massas, cereais, legumes e hortaliças, por exemplo.

- Proteinas

São os nutrientes “construtores”, uma vez que todos os tecidos do corpo são formados pelas proteínas. São responsáveis tanto pela contração dos músculos quanto em nosso sistema imunológico. Podem ser encontrados em carnes, ovos, castanhas, leites, iogurtes, leguminosas e concentrados/isolados de proteínas, por exemplo.

- Gorduras

Tem como objetivo principal a reserva energética, o armazenamento e transporte de vitaminas, proteção dos órgãos, além da produção e regulação dos hormônios. Podem ser subdivididas em duas classes:

  • Gorduras saturadas: Responsáveis pelo aumento de transportadores de colesterol do fígado e intestino até outros tecidos e desempenham papel essencial na síntese de hormônios e absorção de vitaminas, como outras gorduras. Seu consumo exagerado pode ocasionar aumento do risco de doenças cardiovasculares.

  • Gorduras insaturadas: As gorduras insaturadas apresentam papel importantíssimo na saúde do nosso coração e da nossa circulação como maneira de proteção e regulação dos compostos em nossas artérias, aumentando o famoso 'colesterol bom'.

- Água e Macrominerais

A água, um dos fatores mais importantes na vida de um indivíduo, possui diversos papéis como a lubrificação de articulações, hidratação das células, absorção de vitaminas e minerais, melhora da contração muscular, bom funcionamento neural e até a regular a temperatura de nosso corpo. Já os macrominerais como sódio, potássio, cloro, cálcio, fosfato e magnésio, desempenham papéis muito relevantes nos ossos, na pele, nos músculos, no cérebro, nos nervos e na geração de energia.

MICRONUTRIENTES.

O corpo necessita deles em uma menor quantidade, mas eles são fundamentais para a formação de novas células, geração de energia e a remoção de substâncias danosas ao corpo. São vitaminas e minerais que estão disponíveis nos mais variados alimentos, como legumes, frutas, folhas, cereais integrais, carnes e oleaginosas.

CALORIAS. COMO IMPACTAM NO MEU PESO?

Representam a energia dos alimentos quando absorvidos pelo corpo. Quando ingerimos uma quantidade de calorias acima do que nosso corpo gasta no dia a dia, temos um excesso que pode ser armazenado pelo corpo em forma de gordura ou de novos tecidos, como no caso do músculo. O inverso também é válido, quando ingerimos menos calorias do que gastamos, estamos em déficit calórico e podemos perder gordura ou outros tecidos. Tudo depende do contexto que você está inserido.
No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, cortar muitas calorias não necessariamente ajuda na perda de gordura. Quando reduzimos a quantidade que comemos, nosso organismo entende que não temos nutrientes suficientes e consequentemente, como forma de prevenção, nosso gasto metabólico fica menor e dificulta a perda e peso e pode aumentar a queima do tecido muscular. Sem alimento ficamos sem combustível, até mesmo para queimar calorias.

QUAL A MELHOR DIETA PARA EMAGRECER?

Não acreditamos em dieta, mas sim em um estilo de vida saudável individualizado. Não devemos encarar a alimentação saudável como uma prisão, afinal ter conhecimento daquilo que nos faz bem é libertador. Não existe restrição quanto ao que pode ou não comer, mas sim um balanço entre o que deve ser priorizado e o que deve ser minimizado.

QUANDO O ASSUNTO É ALIMENTO, TUDO PODE, BASTA TER PLANEJAMENTO E DISCIPLINA.

AS PASTAS DE AMENDOIM ENGORDAM OU EMAGRECEM?

Nenhum alimento, por si só, tem este poder. O que vai determinar se você irá aumentar ou reduzir a quantidade de gordura em seu corpo é seu saldo calórico ao final do dia. As pastas de nuts são um excelente aliado para quem busca perda de peso, por promover maior saciedade, e também pode ser indicada para ganho de massa, por sua densidade energética. Por isso, é importante seguir as recomendações de um especialista para alinhar o consumo com os seus objetivos individuais.

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA ESPORTIVA.

Ao praticarmos exercícios, beneficiamos diversos sistemas do nosso corpo, como o cardiovascular, respiratório e muscular, por exemplo. A prática constante, promove a melhora da saúde mental, a manutenção do nosso sistema imunológico, age na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, promove a melhora da qualidade do sono, entre muitas outras ações que contribuem para a sua saúde.

PASTA DE AMENDOIM TEM PROTEÍNA?

Muito mais do que você imagina! O amendoim apresenta cerca de 25g de proteína a cada 100 gramas. Quando comparado em gramas, com um ovo de galinha, vemos que ele possui o dobro de proteína. O mesmo acontece com a carne, o amendoim pode possuir até 5 gramas a mais de propriedades proteicas em uma porção de 100g.

30 minutos
5x semana

MODALIDADES E POR QUANTO TEMPO PRATICAR.

Encontrar algo que te motive e esteja alinhado com os seus valores e propósito é o primeiro passo para a prática esportiva.
Diferente do que muitos acreditam, não precisamos passar horas na academia ou correndo para sermos saudáveis. A prática de ao menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos intensa, por semana, são suficientes para nos tornarmos indivíduos fisicamente ativos.

SONO. QUANTAS HORAS DEVO DORMIR?.

O sono é um dos principais elementos do tripé para uma vida saudável. Sua ação vai muito além de dormir cansado e acordar pronto para mais um dia. O sono serve como regulador de diversos processos de nosso organismo.
Uma noite de sono mal dormida pode desencadear uma série de fatores como a queda no desempenho físico e cognitivo, abalar nossa imunidade e humor e até perda de memória de curto prazo. No entanto, quando falamos de qualidade, vai muito além das 7 horas mínimas de sono, mas sim a profundidade destas..

Aqui vão algumas dicas sobre higiene do sono:

  • Ambiente escuro e silencioso;
  • Temperatura agradável! Sem extremos;
  • Rotina de sono (horário fixo para dormir e acordar);
  • Evitar cafeína, bebidas alcoólicas, alimentos pesados ou industrializados e muitos líquidos antes de dormir;
  • Evitar uso de celular, computador e televisão antes de dormir;
  • Associar a cama ao sono, e somente isso;
  • Evitar atividades estimulantes próximo a hora de dormir, como exercícios físicos;

SAÚDE MENTAL.

Precisamos nos atentar ao nosso bem estar mental, uma vez que uma mente boa reflete em hábitos tão bons quanto. Nosso corpo pode ter a capacidade de exercer aquilo que almejamos, mas sem o preparo ideal da mente, suceder nesse caminho é muito difícil. Durante a estrada de aprendizado e de autoconhecimento, passamos a entender que precisamos cuidar de nós mesmos e que aproveitar a vida não é viver insanamente, mas sim cultivar nossa própria felicidade e autocuidado na busca de ampliar a continuidade de nossa história.

SUA MENTE É QUEM CONDUZ TODO O PROCESSO PARA UM ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL.

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